segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Momento Hardware: pedais artesanais brasileiros



(Só para guitarristas. Ou para não-guitarristas que desejem entender a psicose de uma classe)

Guitarristas que não usam pedais têm o motivo na ponta da língua. Temos que respeitar as opiniões, mas convenhamos que é sempre a mesma ladainha: “quero ouvir o som da guitarra”, “não gosto da perda de sinal”, “o que interessa é a pegada”, “quero manter as coisas simples”, “o som está nos dedos”, etc. Caiam na real, senhores adeptos do básico: bom mesmo são duas pedaleiras com quinze pedais cada uma, interligadas por um loop selector. E, sempre que possível, pedais analógicos e true by pass.

E por falar em pedal, aí está um setor no qual pindorama está muito bem servida. Por aqui existem fabricantes artesanais excelentes. E eu, por menos patriota que seja, faço questão de pesquisar e usar. Nada como sujeitos que se propõe a fazer um serviço bem feito e por um preço justo, mesmo cercados de chineses por todos os lados. Para quem não possui uma quantidade razoável de reservas cambiais, são as melhores opções. Sim, o bom seria comprar pedais, digamos, “de gente grande” (Z-Vex, Barber, HBE, Fulltone). Mas nem sempre isso é possível, seja pelas ditas reservas quanto pela dificuldade de encontrá-los por aqui. Aí é que entram os artesanais brasileiros, melhores que um Boss ou seus parentes próximos. Os Guitartechs e os MGs são verdadeiras obras de arte, e por um preço menor que os similares “de boutique” estrangeiros. Os Beggiato são ótimos, e por um preço ridículo. É hora de anunciar seus chineses no Mercado Livre. Ainda tenho alguns MXRs e um overdrive Boss, made in Japan. Um trêmolo Boss, made in Taiwan. Taiwan não é china. Há controvérsias. Sobrou um Dan-Echo da Danelectro, chinês legítimo. O resto é daqui:

Uso estes:

http://www.mgmusic.net/ (fuzz e vibes sensacionais. Os musts são o Lexotone e o Monovibe)

http://www.guitartech.com.br/ (o boost ideal é fabricado por eles – The Bomb Booster. O Silver Drive é um TS808 melhorado e com true by pass)

http://www.beggiato.com.br/ (custo x benefício imbatível. O Tube Sound é um Silver Drive mais em conta, mas com a mesma qualidade. O Fuzztortion tem um sustain inacreditável)

http://www.empowerlabs.com.br/

http://www.efxpedais.com/

http://www.hobbertt.com.br/ (o famigerado loop selector é daqui)

http://www.landscapeaudio.com.br/ (pedalboards)

http://www.guitargarage.com.br/ (captadores vintage sound. Coloquei um trio de two tones na minha Supersonic 1976).

Outros: (nesses eu nunca toquei. Mas estão na lista)

http://www.dynaboxx.com.br/

http://www.danamp.com.br/

http://www.silvaohandmade.com/

http://www.56inc.com/

http://www.vibeguitars.com.br/ (loja multi-marcas. Vende os Estevam Tubes e os HR)

http://www.blueaim.com.br/

http://www.tmiranda.com/

http://www.deeptripland.com/


Um dos mestres no assunto é o João Erbetta, guitarrista do Los Pirata (http://www.guitarbizarre.com/). Além fronteiras, Nels Cline, do Wilco, dá uma aula aqui: http://www.nelscline.com/tech.html . Para os psicopatas, http://www.pedalgeek.com/ .

Bons pedais são como bons vinhos, pois alegram a alma e satisfazem os sentidos (ok, ok, reconheço que agora passei dos limites). Admito que trato pedais da mesma forma que trato vinhos. Não ligo para um Roger Mayer nem para um Voodoo Lab ou um T.C. Eletronics, mas nem chego perto se não tiver qualidade. Quando fui a Bento Gonçalves e vi o excelente trabalho que eles fazem lá (a Casa Valduga é a MG Music deles) passei a comprar apenas vinhos do Vale dos Vinhedos. Desse jeito, jamais chegarei a Ed Motta. Mas está tudo muito, muito bem.