segunda-feira, 24 de setembro de 2007

A cena musical de Brasília - bases e espaços





Em década remota, foi cunhada nesta cidade a frase: “Brasília é a capital do rock”. Infelizmente, as aspas delimitam uma pretensão oportunista e como altos teores político-mecadológicos. Patriotadas regionais à parte, se existe uma cidade no Brasil (capital ou não) que merece tal título é São Paulo. Um bairro? Pompéia. Li isso numa revista-do-ramo. Uma rua? Não faço idéia, aí já é querer demais. Deixando o rock de lado e sendo mais abrangente, São Paulo (e Rio, Belo Horizonte, Salvador, Recife) certamente ultrapassam Brasília no indicador MIB (Música Interna Bruta), mas é possível que fiquem (bastante) atrás no MPC (Música Per Capita). Considerando o número de habitantes, Brasília é musical até o último traste, e digo mais, possui um cutway de fazer inveja a Londres e Nova Iorque (calma, calma). Alguns dos responsáveis por tal pujança, as bases e espaços:

ASSOM (http://www.assom.org.br/) - Associação dos Músicos do Distrito Federal e Entorno. Busca defender os interesses dos músicos profissionais, suprindo parte do papel do Sindicato dos Músicos do DF e intermediando as relações entre os músicos e seus contratantes. Um de seus principais objetivos é a criação e o fomento de um mercado de trabalho para o profissional em Brasília, divulgando e distribuindo comercialmente a música criada por aqui. Entre seus associados, nomes bem conhecidos dos nossos palcos, como Rênio Quintas, Célia Porto, Eduardo Rangel, Janette Dornellas, Duo Mandrágora e Jorge Antunes, entre outros. A filiação é aberta a qualquer músico e, de suma importância: sem discriminação de estilo musical. Mas será que não discriminam nem o axé-pagode-funk?

Bares e Pubs com música ao vivo: diversas casas noturnas conseguem fugir com certa freqüência das bandas-covers que assolam a cidade, injetando um pouco de criatividade no sangue já quase que completamente tomado pelo álcool do respeitável público fiel. Entre elas estão o Feitiço Mineiro, Gate’s Pub, UK Brasil, O’Rilley Pub, Rayuela ...

Clube do Choro (http://www.clubedochoro.com.br/) e Escola de Choro Raphael Rabello: promove um trabalho de revitalização e atualização da obra de grandes compositores brasileiros, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, entre outros. Ao mesmo tempo em que referencia os clássicos, também cuida do futuro com projetos como o “Caindo no Choro”, onde explora as possíveis zonas de contato entre o choro, a bossa nova, o jazz e – ora, ora – a música pop. Um oásis para quem gosta de choro e do (bom) samba.

CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil): no primeiro domingo de cada mês, shows ao ar livre no final de tarde, autorais, com excelente infra-estrutura e direito ao cenário do Lago Paranoá e da famosa ponte que, é óbvio, se chama JK. Dizem que ela foi feita com dinheiro que (era) destinado à área da saúde. Faz sentido: quem pular da ponte não precisará mais utilizar o falido sistema nem correr o risco de adentrar a emergência do Hospital de Base ou, pior ainda, o cenário de guerra da internação. Mas o que esse assunto inconveniente tem a ver com este post? Deixe o problema permanecer debaixo do tapete vermelho de algum ministério, onde é o seu lugar. Bom, dito isto, voltando então. Antes que eu me esqueça: tem uns shows subsidiados pelo Banco do Brasil no teatro do CCBB, com ingressos extremamente baratos. Tão baratos que acabam cinco minutos depois de terem sido colocados à venda. Eu nunca consegui comprar nenhum.

Correio Braziliense: página comandada pelos bravos e intrépidos Tiago & Daniela, o Garagem de sexta-feira é A AGENDA de tudo o que vai acontecer musicalmente no underground e middleground de Brasília no (final ou não) de semana. Além disso, trás também informações sobre shows e festivais em outras capitais. Só faz falta o “Carne Nova” (gritos: volta, volta!). No Caderno Fim de Semana, leitura fundamental das páginas “Sons da Noite”, do Irlam Rocha Lima; e “Madrugada B.E.A.T.S”, do Samy Adghirni, sobre música eletrônica. O jornal tem também uma coluna sobre lançamento de CDs muito boa, mas não me lembro em que dia sai, acho que é na segunda, terça, quarta ou quinta-feira.

Centro de Convenções Ulysses Guimarães: lá tem dois níveis de cadeiras: o nível inferior, de ingressos mais caros, dá direito a ouvir o show e a chacoalhar as jóias, se gostar da música. O nível superior (superior só em altura) é ocupado em geral por falidos de carteirinha. Lá o som não chega e o palco fica a cerca de 250 Km de distância. Dessa forma, abra a mão ou fique em casa.

Escola de Música de Brasília: (http://www.emb.com.br/) é quase um milagre (palavra forte?) existir e continuar existindo, para sempre, uma escola desse nível no país das falsas figuras como o Brasil. E ainda tem o Curso de Verão. Sem palavras.

Espaço Cultural da 508 Sul:
o espaço possui, entre diversas outras (boas) opções, um (bom) teatro, (mal) conservado e com (zero) shows em cartaz. Pena, pena. Sugestão: reformar o teatro, comprar som e iluminação e oferecer ao mercado musical e teatral o aluguel do local a preços razoáveis. Não adianta fazer - somente - aquelas famosas “concorrências públicas” em que você tem que apresentar seu “currículo” e seu “projeto” e ser ou não aprovado por uma comissão de notáveis. Tem muita gente que quer apenas pagar um preço justo pelo espaço e não está nem um pouco a fim de ser julgado por ninguém. Mas o ideal é manter também a opção anterior, afinal, como nos ensina o filósofo John C. Mellencamp, a vida é dura.

GRV (http://www.grv.art.br/): selo de Brasília que tem em seu cast grandes guitarristas como Haroldinho Mattos, Celso Salim e Dillo D’Araújo. A GRV também trabalha com produção executiva e artística, produção fonográfica e elaboração e gestão de projetos culturais. É a organizadora da Feira da Música Independente (FMI) (http://www.fmi2008.com.br/), um dos maiores eventos musicais-anuais de Brasília.

Livraria Cultura e FNAC: cult-shows, a versão musical dos cult-movies. Tem que baixar aquele clima dublinense e literário. Só tocam bandas com letras inteligentes. Não vale rimar amor com dor ou calor. É proibida a entrada de intelectuais que consideram os discos “Pet Sounds” e/ou “Revolver” como os melhores de todos os tempos. A FNAC tem seus shows-happy-hour; na Cultura, domingos, 17 horas, às vezes.

Monstro Discos (http://www.monstrodiscos.com.br/): selo de Goiânia, com influência em Brasília. Os vizinhos nipônicos já abduziram bandas locais como os Sapatos Bicolores e os caras-legais da super-banda Prot(o). No último episódio, lançaram garras sobre seres indefesos: os eletropandas Lucy & The Popsonics. A Monstro Discos está aberta à contratação de novas bandas, com exceção dos gaúchos do Ultramen.

Porão do Rock (http://www.poraodorock.com.br/): ONG que produz, desde 1998, o nacionalmente famoso e disputado Festival Porão do Rock, que ocorre em junho ou julho. Em 2007, o Mudhoney conheceu os palanques de Brasília. Busca também atuar socialmente e seus objetivos, de acordo com o site, são bem audazes. Torcemos pelo sucesso e aguardamos retorno.

Radio Cultura-FM: é (ou será, ou é bom que seja) o elo de ligação, o hub, a conexão, a voz de tudo isto que está aqui. A comissão técnica é de primeira. Mais detalhes no post de 31.05.2007.

Senhor F (http://www.senhorf.com.br/): revista eletrônica e selo, tem como foco principal os indies e as guitar bands, embora outros estilos tenham também seu ingresso assegurado. Em conjunto com o estúdio de Philippe Seabra, lançou discos de bandas como Los Porongas, Volver, Graforréia Xilarmônica e Superguidis, além de dois bons pés-de-sebo. Baixe algumas faixas no site. O grande nome do cast é – na minha opinião, claro – alguém que foge do aparente “estilo principal” do selo: o soft-rock classudo e cheio de poesia de Beto Só. Estendendo seus tentáculos noturnos, as famosas “Noites Senhor F” tornam a noite de Brasília um pouco mais (atenção para palavra já utilizada anteriormente) criativa, e acontecem sem periodicidade definida no Gates’s Pub.

Teatro da Caixa: shows excelentes a preços populares, subsidiados pela CEF. Mesmo esquema do CCBB: em geral, os ingressos ou acabam em cinco minutos, ou o sujeito na sua frente compra o último. Futurologia: quando o lucro excessivo e totalmente fora de lógica dos bancos diminuir, os ingressos subsidiados ficarão mais caros, e conseqüentemente durarão mais tempo na bilheteria. E isso é bom ou ruim? A quem interessa o lucro excessivo dos bancos no Brasil? Aos banqueiros ou aos compradores de ingressos subsidiados? Antes um ingresso-subsidiado-tô-na-fila-desde-as-quatro do que um ingresso a preços de chico-buarque. Voltando.

Teatro dos Bancários: meio fora das luzes do palco musical, ultimamente. Shows esporádicos.

Teatro Nacional:
esse é top. Aluguel caro, fora do mercado independente, exceto se o produtor conseguir o patrocínio de dezenas de logos coloridos. Ou de um logo colorido bem grandão, daqueles que vai querer se instalar no alto de sua página, em local de destaque, e participar ativamente de todos os banners. Inscreva-se no “Arte por Toda Parte” (http://www.sc.df.gov.br/paginas/aptp/aptp_01.htm) ou no FMI e, se tiver sorte, tocará lá. O projeto do teatro é, obviamente, do onipresente Niemeyer.

Esqueci e não citei muita coisa. Isto aqui é muito menos que um compêndio.

Já ouvi diversas vezes que, no quesito musical, Brasília tem a fama de ser, digamos, um pouco “compartimentalizada”, palavra de origem desconhecida que significa dividida em compartimentos que não necessariamente se comunicam entre si. Será verdade? Ou apenas mais um reles e desprezível mito?